top of page

Medicina humanizada é uma tendência mundial

Atualizado: 29 de ago. de 2019

A humanização é um conceito que cresceu muito nos últimos anos, na área de saúde, e tende a permanecer dessa forma. Dentro dela, temos a medicina humanizada, que nada mais é do que estabelecer uma relação mais próxima entre o médico e o paciente.

O problema é que muito se fala sobre o atendimento humanizado, mas pouco se faz na prática, apesar de excelentes motivos para fazer isso, especialmente para aqueles que possuem clínicas e hospitais particulares.


Quando um paciente atravessa a porta da nossa clínica, significa que ele está com algum problema de saúde ou que, ao menos, suspeita estar. Essa situação já nos mostra a seguinte situação: essa pessoa se encontra em um momento de fragilidade e insegurança, portanto, precisa de amparo.

Por causa disso, a maneira como ela é recepcionada pelos funcionários faz toda a diferença. Só o fato de ter a certeza de que ali existem pessoas que podem ajudá-la nesse momento é de fundamental importância, pois confere uma sensação de maior tranquilidade.


A humanização foi um projeto implantado no ano 2000 pelo Ministério da Saúde em toda a rede. O objetivo era promover uma nova cultura de atendimento, fazendo com que os profissionais de saúde deixassem de enxergar apenas a doença para enxergar um ser humano. Além disso, esse projeto também tem como objetivo melhorar o atendimento aos pacientes.

É importante lembrar que a medicina humanizada não depende apenas do médico, mas também de toda a equipe que trabalha no atendimento. Assim, desde o segurança ou a recepcionista, todos devem seguir essa linha de pensamento.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Sarampo

bottom of page